terça-feira, 11 de dezembro de 2012


MANCALA



É natural das crianças adorarem os jogos de contar. E, para incentivar este hábito,
sugere-se a confecção de um brinquedo simples e barato, feito com caixas de ovos. Embora a
oficina peça brinquedos de sucata, é através deste brinquedo que será possível realizar o jogo
de estratégia que iremos propor e que se chama Mancala (do árabe naqaala - "mover"). O jogo
é, na verdade, “a denominação genérica de aproximadamente 200 jogos diferentes”. No
entanto, tem-se que o mesmo têm suas origens na África, onde teria surgido por volta do ano
2.000 antes de Cristo (para alguns o jogo tem mais de 7.000 anos), sendo jogado atualmente
em inúmeros países além do continente africano; o que consequentemente caracteriza o fato
de que suas regras podem variar de um local para o outro. A dinâmica, porém, geralmente não
muda: Inspirado nas tarefas agrícolas de semeadura e colheita, o jogo tem como objetivo
principal trabalhar os eixos relacionados à Matemática e à construção do raciocínio lógico.

“Trata-se de um jogo com profundas raízes filosóficas. É jogado, habitualmente,
com pequenas pedras ou com sementes. A movimentação das peças tem um sentido de
"semeadura" e "colheita" (LOPES, 2009). Cada jogador é obrigado a recolher sementes (que
neste momento não pertencem a nenhum dos jogadores), e com elas semeá-las suas casas do
tabuleiro, mas também as casas do adversário”. Seguindo as regras, em dado momento o
jogador faz a "colheita" de sementes, que passam a ser suas. Ganha aquele que obtiver mais
sementes ao final do jogo.



Características comuns:

. São jogados por duas pessoas, uma em frente à outra, com o tabuleiro
colocado entre elas;
. Antes de começar o jogo, o mesmo número de sementes é distribuído em
cada uma das cavidades do tabuleiro;
. Os jogadores se alternam para jogar, distribuindo as sementes da cavidade
escolhida, uma a uma, no sentido anti-horário, nas cavidades
subsequentes;
. Sempre há captura de sementes, sendo a forma de captura diferente,
dependendo do jogo em questão;
. A partida termina quando restam muito poucas sementes para o jogo
continuar ou quando resta apenas uma semente em cada lado;
. Ganha quem tem o maior número de sementes;

. As estratégias do jogo envolvem movimentos calculados, que por sua vez,
exigem muita concentração, antecipação e esforço intelectual;

O tabuleiro pode ser extremamente simples (como buracos no chão), podem ser
toscamente esculpidos em madeira ou finamente trabalhados. Em nossa proposta, o processo
de confecção fará uso de caixas de ovos.


 Reaproveite as embalagens de ovos para fazer esse jogo africano.





5.1.1 Material necessário

. 02 caixas de ovos
. Tesoura
. Fita adesiva
. Tinta
. Pincel
. Pedras pequenas (pode ser grãos de feijão)


3.1.2 Como brincar

Passo 1: Peça para as crianças removerem a parte de cima da caixa. Depois, elas devem cortar
dois “copinhos” de outra caixa e colar com fita adesiva em cada lado da primeira caixa, como
no desenho. Esses copinhos extras serão usados como bancos, onde os jogadores irão guardar
o que ganharem.


Passo 2: Peça para usarem tintas e pincéis para decorar a caixa se quiserem.

Passo 3: Cada copo deve ter quatro pedras, menos os dois extras que são o banco. O primeiro
jogador começa pegando as pedras de qualquer copo. Ele deve jogar uma pedra em cada copo,
começando no próximo copo, em sentido horário.

Passo 4: A seguir, ele pega as pedras do copo onde caiu a última pedra. Ele continua
esvaziando os copos e depositando as pedras até que a última pedra caia em um copo vazio. A
primeira rodada é a única que termina desse jeito.

Passo 5: O segundo jogador se move na mesma direção, esvazia o copo que escolher e
redistribui as pedras. Se a última pedra cair em um copo com três pedras, ele ganha todas as
pedras desse copo e coloca-as no seu banco. Mas se alguma pedra, sem ser a última, cair em
um copo com três pedras, o primeiro jogador ganha as pedras daquele copo.

Passo 6: As duas pessoas jogam alternadamente até que quatro ou menos pedras sobrem na
embalagem. O jogador com o maior número de pedras ganha.

Cada jogador inicia a partida com 24 feijões distribuídos igualmente pelas suas 06 cavas (A).
Para decidir quem irá iniciar a partida, os jogadores deverão “tirar” par ou ímpar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000811/md.0000008186.jpg





O jogador que iniciar deverá tirar

os quatro feijões de sua cava e

distribuir (semear) no sentido anti-

horário nas cavas ao lado. É

preciso que pelo menos um de seus

feijões seja semeado em uma cava

do adversário.




Sendo assim, para dar 
início à partida o jogador 
obrigatoriamente terá que optar

por semear os feijões das cavas IV, V ou VI. No exemplo da Figura 4 o jogador 01 optou por

começar com os feijões da cava IV e semeou um feijão em suas cavas V e VI e nas cavas I e

II do adversário. Todas as vezes que um jogador distribui suas sementes e termina a

semeadura completando 02 ou 03 feijões ele pega (colhe) estes feijões pra si. Se houver pares

ou trios de feijões nas cavas imediatamente atrás daquela, também terá o direito de colhê-los.



Na jogada (E) o jogador 02 distribuiu os cinco feijões de sua cava V e terminou a semeadura

na cava IV do adversário com dois feijões. Com isso, ele teve o direito de colher estes dois

feijões. Um jogador pode colher feijões tanto nas suas cavas quanto na cava do adversário. No

entanto, toda vez que for fazer a semeadura deve começar utilizando feijões de sua própria

cava. O jogo termina quando um jogador não tiver feijões suficientes para semear até a cava

do adversário. Nesse momento, contam-se os feijões que cada um colheu e aquele que tiver

colhido o maior número de feijões ganhou o jogo.


OPINIÃO PESSOAL: o jogo exposto pelo grupo nos dá a dimensão da importância da reciclagem e de passar a mesma para as crianças, assim como proporciona a oportunidade da criação do próprio brinquedo. Excelente escolha, desenvolve muito o raciocínio lógico.


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