terça-feira, 11 de dezembro de 2012

JOGOS COOPERATIVOS E ADAPTADOS





O que diferencia a competição da cooperação?
De acordo com Brotto, atualmente estudioso de maior renome no que diz respeito aos jogos cooperativos, no âmbito do Brasil, existem alguns elementos que se diferenciam e que podem ser evidenciados entre o princípio da competição e o da cooperação, como o quadro elaborado pelo mesmo demonstra:

         Situação Cooperativa
        Situação Competitiva
Percebem que o atingimento de seus
 objetivos, é em parte, conseqüência da
 ação dos outros membros.
Percebem que o atingimento de seus
 objetivos, é incompatível, com a
 obtenção dos objetivos dos demais.
São mais sensíveis às solicitações dos
outros.
São menos sensíveis às solicitações
 dos outros.
Ajudam-se mutuamente com
 freqüência.
Ajudam-se mutuamente com menor
 freqüência.
Há maior homogeneidade na
 quantidade de contribuições e
 participações.
Há menor homogeneidade na
 quantidade de contribuições e
 participações.
A produtividade em termos qualitativos
 é maior.
A produtividade em termos qualitativos
 é menor.
A especialização de atividades é
 maior.
A especialização de atividades é
 menor.
Fonte: Brotto, 2000, p. 45

Caneta ao centro: serão cortados alguns pedaços de barbante, uma das pontas fica amarrada na argola a outra fica na mão de uma das pessoas que estarão em circulo. O objetivo é colocar a caneta, que também estará presa com um barbante na argola, dentro de alguns recipientes. Podemos começar com um balde, passando por copos de diversos diâmetros até chegar a uma garrafa. As pessoas não podem andar apenas mover os braços, sem soltar o barbante, coloca-la dentro dos objetos.










Colunas no escuro: Em colunas, com apenas o ultimo sem vendas nos olhos. O professor deve explicar que cada coluna deve estabelecer um código de sinais para conduzir-se. Pode ser um toque, ou simplesmente falando. Só que o sinal deve passar do último até o primeiro da coluna.





Ki-Caos: formar trios, um instrui, um executa e o outro "recebe". O desafio é pegar o maior número de pedaços de cartolina espalhadas pelo chão e entregar na mão do "recebedor". Porém:  Cada trio terá que pegar uma cor determinada;  Quem estiver executando estará de olhos vendados;  Quem estiver orientando não pode entrar na área onde estão as cartolinas.  Ninguém pode encostar em quem está executando.  Antes de entregar para o recebedor, o executor deve dar um abraço em outro executor de outro trio.







Nó humano: É escolhida uma música bem alta e pede que todos dancem,  quando a música parar todos deverão imediatamente dar as mãos, para pessoas diferentes. O desafio é desatar o nó sem soltar as mãos.

Bola queimada quatro cantos: Nesse jogo, todos os lados do campo podem ser utilizados para que os jogadores se posicionem quando forem “queimados”. O objetivo inicial do jogo é queimar os que estão ao centro, quando estes são queimados, se posicionam nos cantos da quadra. Ao finalizar o jogo vence a equipe que tiver menos jogador nos cantos da quadra e não a que queimar primeiro todos os integrantes da equipe. Cada jogador que for queimado e estiver fora tem o direito de retornar a quadra uma vez, para isso porém é preciso que este queime alguém da equipe adversária, ganhando assim uma nova possibilidade de retornar ao centro.
 * Variação: Bola-queimada Abelha Rainha: A lógica do jogo permanece, no entanto, cada equipe escolhe um ou mais jogador para ser a/o abelha rainha. Este deve ser protegido pelas equipes em segredo, para que a outra equipe não descubra o escolhido. Vence o jogo quem consegue queimar a/o abelha rainha primeiro.

 Atravessar a ponte: O grupo é dividido em dois times, o objetivo do jogo é atravessar a ponte, no entanto os dois grupos devem fazê-lo ao mesmo tempo. Para que o objetivo seja atingido é necessário que se organize uma estratégia, de preferência, que ocorra cooperação.



Palitinhos: Formação de grupos com 3 componentes, cada um com uma função. Um observador (não pode interferir em nenhuma situação), o segundo é o orientador (não pode encostar no seu orientando, deve utilizar somente a voz) e o terceiro, com uma venda, monta uma fogueira com os palitos de fósforo. Antes da discussão sobre os sentimentos da dinâmica todos devem passar por todas as funções.



OPINIÃO PESSOAL: as atividades realizadas nas aulas práticas nos mostraram que é possível interagir nas brincadeiras com todo tipo de pessoas, assim como nos promoveu a alteridade.

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