terça-feira, 11 de dezembro de 2012



BRINCADEIRA



A brincadeira é vista como uma possibilidade para a aprendizagem infantil. Educadores planejam no seu dia-a-dia na sala de aula atividades do brincar, com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos seus alunos. Kishimoto (1998) afirma que:

“A brincadeira tem papel preponderante na perspectiva de uma aprendizagem exploratória, ao favorecer a conduta divergente, a busca de alternativas não usuais, integrando o pensamento intuitivo. Brincadeiras com o auxílio do adulto, em situações estruturadas, mas que permitam a ação motivada e iniciada pelo aprendiz de qualquer idade, parecem estratégias adequadas para os que acreditam no potencial do ser humano para descobrir, relacionar e buscar soluções.”

A imitação é uma oportunidade da criança realizar ações que estão além de suas próprias capacidades, o que contribui para seu desenvolvimento. Só é possível a imitação de ações que estão dentro da zona de desenvolvimento proximal do sujeito. Dentro da perspectiva de Vygotsky, a imitação não é mera cópia de um modelo, mas reconstrução individual daquilo que é observado nos outros. 

Para uma melhor assimilação vale assistir o vídeo A importância do Brincar de Kishimoto, segue link para o vídeo:

A importância do Brincar (Kishimoto) - A professora da faculdade de Educação da USP, Tizuko Morchida, fala um pouco mais sobre o papel das brincadeiras na educação infantil. Ela destaca que até os bebês aprendem a fazer escolhas POR MEIO dos brinquedos. No brincar a criança desenvolve-se integralmente.

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