terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jogo dos Contrários


Vocês conhecem o jogo dos contrários? É fácil: sentem-se em roda com as crianças e descrevam o jogo. O professor vai andar pela quadra, ou ficar parado, e vai fazer gestos. Tudo que ele fizer, os alunos devem fazer ao contrário, do jeito que eles entenderem o que é ao contrário. Por exemplo, se ele deitar, os alunos farão algo ao contrário, como sentar, ficar em pé, etc. Se ele andar para trás, os alunos devem andar para a frente, e assim por diante.
Depois de algum tempo, os alunos, um a um, é que serão os guias.
Esse é um jogo de imitação muito apropriado para crianças de 4 e 5 anos, mas pode também ser feito aos seis, sete anos. Os jogos de imitação são importantes para a formação da consciência corporal. Sempre que alguém tenta imitar algo, um bicho por exemplo, precisa voltar-se para si mesmo. Imagine que uma criança imita um macaco dobrando as pernas e coçando a cabeça. Para repetir isso, outra criança precisa prestar atenção na própria cabeça, na posição de suas mãos e pernas. Sem voltar a atenção para essas partes do corpo, ela não conseguirá fazer a imitação.
No caso deste jogo, para fazer a imitação ao contrário, os alunos precisam observar o movimento do guia, imaginar que movimento seria contrário ao dele e, então, executá-lo.
Os principais objetivos de um jogo assim são: desenvolver a capacidade de imitar e desenvolver a imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário