terça-feira, 11 de dezembro de 2012


TEMA: RECICLAGEM DE GARRAFA PET 
SERIE: 4º ANO. 
PERÍODO: 15 dias 
PROJETO: AJUDAR O PLANETA BRINCANDO 


Problematização: 

Como o acumulo de garrafas pet em ruas, bueiros e riachos podem prejudicar profundamente 
o Meio Ambiente. Este é um projeto educativo e artístico que visa difundir e estimular a 
conscientização ambiental nas crianças e na comunidade, oferecendo uma oportunidade para 
o exercício da cidadania. 

Justificativa 

Todos os dias, nesse mundo apressado, as pessoas usam cada vez mais produtos descartáveis 
que duram pouco e logo são jogados fora para ganhar tempo e diminuir o trabalho de limpar 
ou reaproveitar, agindo dessa maneira, produzimos montanhas de lixo, sujando nossa rua, 
bairro e cidade, sem contar os insetos e animais que o lixo atrai, causando doenças. Apenas 
três palavras resumem o que temos que fazer a partir de hoje e agora, para melhorar essa 
situação reduzir reutilizar e reciclar. 

 Conteúdos: 

. Definir o que é o Meio Ambiente. 
. Reciclagem de garrafas pet, montando brinquedos. 
. Poluição no Meio Ambiente. 
. Aquecimento Global. 
. Como afeta os animais. 
. Vida Urbana e Rural. 
. Números e quantidade. 
. Principais ideias, o que podemos inventar e produzir com as garrafas pets. 


Objetivo Geral: 


. Despertar nos alunos a consciência de que não só as garrafas pet mais também qual 
quer tipo de lixo pode ser selecionado para seu reaproveitamento. Visando a 
construção de brinquedos desse material. 
. Fazer com que os alunos repassem a seus familiares e a comunidade os valores que 
aprenderam na aula referente aos cuidados com o Meio Ambiente. Que os alunos 
possam utilizar dos conhecimentos obtidos nas aulas durante toda a vida 


Objetivo Específico: 

. Expor a importância de aprendermos e termos hábitos de separar o lixo domestico 
adequadamente. 
. Desenvolver e aplicar métodos que estimulem à compreensão dos alunos a 
importância que têm a reciclagem no meio que vivemos. 
. Mostrar aos alunos através da reciclagem que quanto maior o numero de lixo que 
tirarmos do meio ambiente, iremos contribuir para a redução do aquecimento global. 


. Fazer com que os alunos utilizem da reciclagem para preservar limpos rios, riachos, 
igarapés e outros espaços conservados, para que possamos melhor utilizá-los. 

. Estimular a reciclagem; 
. Desenvolver a criatividade; 
. Desenvolver a coordenação motora e sua habilidade; 
. Realizar visita ao lixão, realizar entrevistas; 
. Realizar oficina reciclar pet com as mães; 
. Reconhecer a necessidade de preservar; 
. Incentivar os alunos a não comprarem produtos que agridam o meio ambiente. 

Metodologia: 

. Dispor os alunos em grupos; 
. Expor aos alunos a importância do Meio Ambiente e da reciclagem; 
. Ações de recilclagem (socialização com os grupos); 
. Leitura de textos e cartazes; 
. Produção de desenhos, imagens e ilustrações de diversos tipos de garrafas pet; 
. Apresentar o “manual” de como fazer o brinquedo, explicando a partir do modelo; 
. Recorte e colagem, atividades xerocadas, produção de brinquedos, flor, jarros, Puff. 
Sondagem sobre o que os alunos sabem referente ao assunto, entrevista, visita á 
cooperativa de seleção de lixo; 
. Oficina de reciclagem, ação com a comunidade e exposição. 

Conteúdos a serem trabalhados: 

. Reciclagem e preservação do meio ambiente 
. Ética e cidadania 
. Consumismo 
. Linguagem oral 
. Motricidade 
. Artes e artesanato 

Recursos: 


Garrafas Pets diferenciadas. 

. Tinta Guache 
. Cola 
. Tesoura 



. Revistas 
. Cola quente 
. Pincel anatômico 
. Tinta spray 
. Barbante 
. E.V.A etc.. 

Atividades em cinco passos 

Roda de conversa: como a mamãe separa o lixo, o lixo da sua casa é formado por 
quais materiais? Sua mãe reutiliza algumas embalagens (caixas, potes de margarina, garrafas 
pet, vidro de azeitona). 

E sua mãe costuma fazer algum artesanato com esses materiais? 

Mãos a obra: Enviar o questionário aos pais, para que possam respondê-lo, promovendo um 
momento de interação entre pais e filhos, pois ao fim do questionário, pedir aos pais para 
mandarem garrafas pets para seus filhos. 

Montagem do mural: Confeccionar o mural, com as fotos dos trabalhos desenvolvidos em 
sala de aula, expor os trabalhos feitos por eles ( garrafas pets). 

Oficina da reciclagem: Em sala de aula, recolher as garrafas com os alunos. Ensinar algumas 
técnicas de artesanato (recorte e colagem, mosaico, dobradura, pintura, etc.). Confecções de 
objetos e brinquedos. 

Exposição geral: Expor o trabalho da turma junto aos outros trabalhos da escola, passeata. 


Avaliação 


Os alunos serão avaliados pela participação na produção artesanal, participação em grupo, sua 
criatividade, compreensão dos temas trabalhados e a experiência adquirida na confecção de 
seus trabalhos. Se todos os alunos conseguiram? Quem não conseguiu? 

Apresentação do trabalho:




OPINIÃO PESSOAL: o grupo nos mostrou inúmeras possibilidades da confecção do próprio brinquedo com as garrafas PET, coisas que nunca havia pensado e mais uma vez ressaltando a importância da reciclagem. Muito produtivo e com exemplos concretos.

8 comentários:

  1. ótimo, adoreeeeeei! parabéns ao dono desse projeto!

    ResponderExcluir
  2. Adorei...muito interessante...gostaria se possível postar ou enviar ao meu email: rafael-brizeno@hotmail.com como fazer esses brinquedos de garrafas pet

    ResponderExcluir
  3. Adorei...muito interessante...gostaria se possível postar ou enviar ao meu email: rafael-brizeno@hotmail.com como fazer esses brinquedos de garrafas pet

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiiii esse trabalhoooo maravilhoso👏👏 parabéns

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o trabalho de vocês. Inclusive eu também estou fazendo um trabalho assim... Parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir